Ideias inovadoras, produtos em estoque, funcionários treinados para um excelente atendimento e ter uma identidade visual sólida são elementos essenciais para que possamos atingir nossos melhores resultados.
Mas, afinal, o que é uma identidade visual? Qual sua importância e de que forma podemos nos beneficiar dela para o sucesso da empresa?
A identidade visual é o conjunto de elementos formais que representam visualmente e de forma sistematizada, sua empresa. É uma representação gráfica da identidade corporativa, mesclando conceitos e valores da empresa.
Do mesmo modo que os seres humanos têm características peculiares que os tornam únicos e genuínos, as empresas também têm uma representação na mente das pessoas e a identidade visual é a responsável por tal impacto.
Portanto, se sua empresa começa com uma identidade visual inadequada no cenário competitivo de hoje, já está em grande desvantagem.
Tão importante quanto uma pessoa ter a sua identidade bem formada, é primordial que sua empresa tenha uma imagem bem consolidada no mercado para conseguir transmitir os conceitos e visões da sua marca a seus consumidores.
Na criação da identidade visual, o principal objetivo do designer é definir um conceito adequado à representação gráfica da marca e caracterizar a personalidade da empresa em um símbolo gráfico.
Podemos compreender melhor se verificarmos o processo da marca ALLVUS clique na imagem:
Porém, não basta ter uma marca bem desenvolvida: sua boa utilização é fundamental.
É necessário criar um padrão de comunicação com o público, o que significa manter características essenciais da marca para que a mesma seja reconhecida ainda que utilizada parcialmente.
Coesão visual, proporção, harmonia e equilíbrio são fundamentais e para isso um profissional qualificado de Design é indispensável.
por J.Cortinove